top of page

O circo
 

De rosto pintado, o palhaço esconde com um sorriso, o que de fato se passa em seu coração.
Esta é uma carta sobre honestidade, sobre franqueza. Também é uma carta sobre coragem, uma vez que ser verdadeiro e encarar quem somos de verdade implica em ser corajoso, afinal, há muito em nós que por vezes, assim como o palhaço, lutamos para esconder.


Na certa, algo aqui esta oculto, escondido por detrás de uma máscara. Talvez vale se perguntar se tem sido honesta (o) com você mesmo. Tem expressado o que pensa e sente de forma assertiva ou tem guardado seus sentimentos só pra você? Às vezes aqueles que mais sorriem, são os que estão com o coração mais partido.


O Circo fala sobre uma farsa. Sobre algo ou alguém que não demostra os seus sentimentos. Geralmente indica pessoas que tem dificuldades em ser elas mesmas, quase como se mente e corpo estivessem completamente desconectados.


Diferente de Pinóquio, O circo fala sobre uma encenação quase teatral e comumente dramática, escondida atras de um falso glamur. É o que Bauman chamaria de “modernidade líquida”. Ao mesmo tempo, o Circo refere-se a situações ou pessoas, não validadas socialmente. O preconceito é uma palavra chave aqui, assim como uma tristeza profunda e enraizada.


Quando enfrentamos o julgamento alheio, o Circo estará na tiragem. Quando muitas vezes formos obrigados a encarar nossos proprios preconceitos, O Circo também estará lá.


E é possível ir além e se perguntar: Como me sinto na companhia dos que me rodeiam? Me sinto verdadeiramente valorizado? Qual posição ocupo no mundo e nos grupos do qual faço parte?


É a carta da desordem, do que está fora do lugar.


Para compreender melhor essa carta, pense no Coringa, personagem do filme do Batman. Mas pense nele antes de se tornar o vilão, na sua representação como um artista fracasssado, como um ponto fora da curva e entenderá o que O Circo representa aqui.


“Vejam só

Que história boba eu tenho pra contar

Quem é que vai querer me acreditar

Eu sou palhaço sem querer

 

Vejam só

Que coisa incrível o meu coração

Todo pintado e nesta solidão

Te espera a hora de sonhar

 

Ah, o mundo sempre foi

Um circo sem igual

Onde todos representam bem ou mal

Onde a farsa de um palhaço é natural

 

Ah, no palco da ilusão

Pintei meu coração

Entreguei o amor e o sonho sem saber

Que o palhaço pinta o rosto pra viver


Vejam só

E há quem diga que o palhaço é

No grande circo apenas o ladrão

Do coração de uma mulher

 

Ah, o mundo sempre foi

Um circo sem igual

Onde todos representam bem ou mal

Onde a farsa de um palhaço é natural

( Sonhos de um palhaço – Antonio Marcos)

 


Na casa da personalidade pode indicar pessoas com tendência a desenvolver a depressão. Elas podem causar estranheza inicialmente e tem dificuldades em manter-se em relacionamentos por conta da dificil tarefa de baixar a guarda e se abrir. Para o mundo, podem parecer meio frias e distantes, apesar do coração caloroso e muito gentil.

 

Geralmente carregam dores do passado que ainda não superaram. Tem problemas de auto estima e tendência a se sentirem indignos de amor e afeto. Tem a capacidade de criar um mundo interior só para eles, onde tudo é seguro e possuem o controle total das coisas, quando a realidade é o posto disso. Por conta desse traço, as vezes podem passar por sonhadores e avoados, carentes, mas também distantes.

 

Ao longo da vida podem precisar de um psicólogo para auxilia-los a lidar com as suas emoções e também elaborar questões do passado/infância. Aqui pode haver tendências psicóticas e homicidas, necessitando de ajuda
profissional. Comumentemente serão sujeitos dependentes dos pais, ou de quem assuma esse papel em suas vidas. Aponta também para problemas com a figura paterna.


Na casa das profissões pode indicar aptidão para áreas associadas a computação e finanças, como também áreas de embelezamento, mas antes de tudo, a necessidade de ocupar uma posição de prestigio, objetivando evitar as consequências psicológicas de trabalhos de desvalor social, oficios esses que infelizmente chegarão facilmente até elas e tenderão a prejudicar seu equilibrio mental.


Elementos: Palhaço; Crianças tristes; Balão; Insetos;


Palavras chaves: Máscara; Introversão; Melancolia; Solidão; Luto; Infância; Deslocamento; Sociedade; Desvalor; Deboche; Preconceito; Incongruência; Tristeza;


Elemento central: Água;


Amor: Alguém aqui não está demonstrando com assertividade o que realmente sente. Necessário reavaliar seus sentimentos e o do parceiro. Algo está fora do lugar e não vai bem;
Trabalho: Este não é o momento para a tomada de decisões. Reavalie seus caminhos e repense no que quer para você, buscando ser honesto com aquilo que te faz realmente feliz.


Saúde: Algo aqui não vai bem. Necessário buscar um médico e ou psicólogo. Problemas de origem emocional pode causar mal-estar. Psicose.


Espiritualidade: Coloque seus pés no chão.

35.png

Não confunda a máscara com quem você é!

a bruxa do café logo.png
bottom of page