Antes só
Como em uma pintura renascentista, encaramos uma cena capaz de evocar diversas reflexões. Em primeiro plano, o casal pode até parecer apaixonado, mas o que poderia ser um abraço ganha um sentido completamente diferente quando notamos que de outro ângulo, a mulher parece estar de joelhos, como quem implora fervorosamente por amor.
No fundo, um terceiro, de costas para o casal, segue seu caminho cheio de expectativa e curiosidade. Frente a um portal, o viajante atravessa com passos esperançosos, para a vida que o aguarda do outro lado, seja ela qual for.
Às vezes é preciso lembrar de que a nossa jornada está escrita, mas não o destino. Esse último, no entanto, depende exclusivamente de nós e das escolhas que fazemos, por mais difícil que elas possam parecer. O futuro muitas vezes pode parecer assustador, incerto, mas disse-me um sábio uma vez: Escolha sempre o caminho da realidade, pois só se desilude quem escolhe viver na ilusão.
Se essa carta surgiu para você, pergunte-se: Qual dentre as três pessoas na imagem, representa você em sua situação atual?
Antes Só é uma carta que fala sobre priorizar a nossa própria companhia. Muitas vezes na vida seguimos por caminhos embaraçosos, nos tornamos cegos para quem realmente somos e colocamos o outro acima de nós mesmos, como uma dependência emocional patológica.
Se essa carta, portanto saiu para você, simplesmente desapegue. Solta! Deixe ir o que não te faz mais bem. As vezes não é amor, é só apego. E o apego pode ser como uma âncora, te puxando sempre para baixo.
Quando finalmente, deixamos de ser a mulher de joelhos e escolhemos o caminho do viajante, coisas maravilhosas podem acontecer. Não é atoa que Cuca é a carta que antecede Antes Só. Isso porque muitas vezes é o nosso medo de seguir sozinhos que nos faz ficar em um trabalho ou relacionamento infeliz.
As vezes para sermos os protagonistas da nossa história, precisamos simplesmente ser corajosos. Ter coragem não é não sentir medo, mas simplesmente a escolha de não deixar que ele nos paralise.
“Não adianta mais
Chega de sofrer, chega de chorar
Você abusou demais
Já não temos mais condições para continuar
Onde eu andei, você andou
Onde jurei, você jurou
Onde chorei, você chorou
Minha proposta você aceitou
Amei demais, você abusou
Meu coração você maltratou
Tudo o que fiz você zombou
O que eu era nem sei quem sou
Vá pro inferno com seu amor
Só eu amei
Você não me amou
( Chitãozinho e Xororó )
Aqui, pode ser que você já tenha sido flexível demais. Quantas vezes abriu mão de você mesmo, dos seus desejos e sonhos? Quantas vezes precisou rever seus valores, agarrando-se a algo ou alguém como se a sua felicidade dependesse disso?
Entenda que não temos o poder de fazer ninguém feliz e que ninguém deve carregar também esse fardo. E está tudo bem. Se a felicidade não vem de dentro, certamente de fora é que não virá.
Na casa da personalidade pode indicar três tipos de pessoas, ou prefiro eu chamar aqui, de três fases de SER no mundo. A primeira, representada pelo homem, revela alguém manipulador, chantagista e audacioso. Este é aquele que sempre irá amar menos no relacionamento e tende a fazer o outro sofrer. A segunda personalidade, representada pela mulher, revela uma pessoa submissa, emocionalmente dependente. Sacrifica-se pelo outro tão facilmente que não é preciso nem mesmo pedir. Seu medo de perder é tamanho que se submeteria a qualquer coisa para manter o objeto amado ao seu lado.
A terceira personalidade é a do viajante. Aquele que já passou pela fase em que já esteve de joelhos e escolheu sabiamente um novo caminho. Isso o tornou alguém mais forte do que ele um dia imaginou que pudesse vir a ser. Não leva suas experiências mais como bagagem e sim como ensinamentos. Vale lembrar que aqui, podemos trocar de papel a qualquer momento.
Na casa das profissões pode indicar posições de submissão, mas também a busca por novos rumos. Ao mesmo tempo fala sobre linhas mais individuais. Trabalhos autônomos, como uma carreira solo, por exemplo.
Elementos: Homem e mulher de frente um para o outo; 3ºpessoa; Portal;
Palavras chaves: Individualidade; Autopreservação; Prioridade;
Elemento central: Água;
Amor: Está na hora de se priorizar. Essa pode não ser a melhor companhia no momento. Afaste-se.
Trabalho: Talvez esteja na hora de partir e iniciar algo só seu.
Saúde: Dedique-se a atividades que te façam bem.
Espiritualidade: Cuidado com quem coloca na tua vida.

Ninguém disse que seria fácil...
